terça-feira, 2 de junho de 2009

A voz do meu egoísmo

Creio que todos (talvez eu mais ainda) chegamos em certos momentos de nossa existência , em que pensamos: “Como seria bom se eu fosse deus”.
Não no sentido religioso, mas no sentido egoísta e cômodo. No sentido de não ter nenhum ser vivo ao seu redor. No sentido de não depender de ninguém (e logo não se frustrar), e também de não ter ninguém dependendo das suas ações (e assim não sofrer com as chibatadas da consciência nos momentos de falha). Ou seja, de estar só, e de ter o poder de moldar a existência de acordo com a MINHA vontade. Com o MEU egoísmo.
Imagine só, você, sentado no grande vazio, capaz de criar a existência ao seu modo, bastando emanar um pensamento.
Pronto, hoje eu quero tal coisa: e lá vou eu, crio a pessoa X, a pessoa Y, a pessoa Z...e com a minha vontade ordeno que cada uma delas haja de tal forma. Tudo em prol da realização da minha vontade. Eu, o grande diretor. E assim realizo todas as minhas vontades, sejam elas quais forem:

- Hoje eu quero assistir duas pessoas se matando: Crio X e Y. “Se matem”.

- Hoje quero ler um livro diferente: Crio F, dotado de uma grande criatividade. “Escreva um livro, agora”.

E assim eu teria meus desejos, de forma cômoda, sem contrariedades, sem problemas, sem dor de cabeça, sem frustração.

Tudo em nome do MEU egoísmo.

Afinal, que de nós não teve esse sonho? Pois no fundo, somos todos egoístas em um enorme círculo vicioso, onde nossos sonhos são frustrados, pois os outros não se importam com eles devido aos próprios interesses, e eles por sua vez tem seus próprios sonhos frustrados pelas nossas vontades egocêntricas.

2 comentários:

  1. Olha, conheço pelo menos uma pessoa que é assim, o egoismo faz ela a criar bonecos, ela usa as pessoas como bonecos, e se diverte, a hora que ela ve que as pessoas não são bonecos, ela os abandona com se nunca tivesse tocado, o egoismo faz por em pratica tudo isso que foi escrito, mas não cria bonecos, usam pessoas como se fossem, e depois as abandonam, e assim é seu mundinho, e assim vive...

    age pelo egocentrismo, e dane-se os outros...

    cara realmente é de se sentir pena, é decadente!

    mas muito legal o post, bem reflexivo!

    ResponderExcluir