quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fashion Nerd! [Oo?]

Nos tempos de escola, sempre tinha uma galerinha que ficava no canto da sala de aula, uns cinco ou seis meninos, eventualmente havia uma menina entre eles, geralmente, eu. Estes meninos usavam óculos fundo de garrafa, tinham muitas espinhas no rosto, cabelos despenteados e sebosos, ou muito arrumadinhos, igualmente sebosos. Meninos magros demais ou gordos demais, falavam e riam feito “bobos”, os assuntos eram sobre RPG, anime e mangá, comix, filmes de ficção científica, discussões infinitas sobre mundos medievais e disputas entre heróis e vilões, tudo isso acompanhando por uma inteligência absurda e invejável. Eles eram ridicularizados pelos garotos “normais”, que gostam de música da moda, futebol e cabelo arrepiado. Garotos que, como são descolados e extrovertidos, estavam sempre entre as meninas arrancando suspiros... Confesso que eu já suspirei por alguns destes babacas da modinha ¬¬’. Ainda bem que a adolescência passa e a gente ri das merdas que faz!
A diferença entre os dois mundos é que, um é superficialmente fascinante e o outro profundamente fascinante. Acredito que os poucos leitores que nos acompanham não precisem que eu defina qual é qual, né?
Bem, acontece que os valores e padrões da humanidade estão mudando, talvez estejamos evoluindo cada vez mais rápido para a destruição, ou não. Atualmente, ser NERD é FASHION, duas denominações que me pareciam IMPOSSÍVEIS de serem compatíveis. Eu acreditava que essa fusão seria como se a gente amarrasse um pão com manteiga em um gato Oo. Uma amiga comentou ontem que tem até música, não sei se é funk ou axé, rolando no Domingão Faustão que diz que o nerd de hoje será o cara legal de amanhã, como não assisto televisão e tenho mais oq fazer, não sei como é essa música. Vivência em jogos de RPG é critério curricular para estágio, há uma data para a comemoração do orgulho de ser nerd, comentada em sites “descolados” de balada; e quando falamos entusiasmáááádos sobre Masami Kurumada, Tolkien e Marvel, as pessoas se encantam e acham cool. Porra, um dos baratos de ser nerd é justamente ser FORA DE MODA, TÍMIDO e EXCLUÍDO.
Logo mais produtos como chapinha e hipercalóricos serão patrocinados pelo Clark Kent e terão como brinde uma armação de óculos e um par de ingressos para a estéia de Star Wars!

5 comentários:

  1. ah, o buraco é mais embaixo, ambos são todos fatores superficiais, é uma longa discussão que vai sobre o desenvolvimeto da sociedade, e questão de moda mesmo.
    a conclusão mais obvia disso que foi escrito, é que o mundo está cada vez mais decadente.
    o maior nerd da história era um porra louca.
    e hoje nós vemos toda uma geração sem opinião, leem livros mas não são capazes de absorver nada do que está escrito,na do que leem, nossa, eu não vou conseguir concluir meu raciocinio, pq precisaria encrementar varios e varios fatores,e que gerariam uma longa discussão da qual estou sem tempo.

    Mas na verdade é mais un conflito de sociedade, hoje em dia muito mais forte devido a acenssão do capitalismo, e propagação da futilidades nas ultimas decadas ou seculos.

    mas fazer os nerd, os timidos politicamente corretos serem da moda, ter poder e status, isso é um grande alivio para as forças maiores, e meios manipuladores, pq conseguem manter pessoas presos dentro de uma ética, e que força um mostrar o quão mais nerd é que o outro, e como um bom nerd sempre faz, é prestar mais atenção no que o professor diz, e abdica de ter pontos de vista e opinião própria, e isso segura uma grande cadeia de pessoas que poderiam se opor, e ir contra a massa e interesses de pessoas maior que denominam como devem ser os padrões da sociedade.

    a popularização "nerdiniana" é um começo de uma ditadura em meio a democracia, uma vez que a democracia jamais precisará ser usada por carencia de oposições.

    as pessoas seguem cheio de vazio, com um monte de informações que de nada servem, e viram um povo pacifico a merce de grandes corporações e politicos, e se um dia um desses chegar ao patamar de importancia, vai continuar essa hierarquia pois isso será a ética, a coisa politicamente correta da sociedade.
    e o mundo segue cada vez mais conservador no conceito sonho americano que na verdade nunca passou de uma hipocrezia descarada.
    lamento não poder desenvolver com desenvoltura e me aprofundar nos fatores, mas é meio que mais ou menos por ai que a coisa funciona.

    o chamado "costumes da época" o que é moda e o que não é, a moda agora é ser pseudo-intelectual.
    o maior grau de status o que a pessoa mais tem de notas altas, são as que nunca são questionadas, e por ai vai...

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu tenha encontrado uma metafora ideal

    se ao longo dos anos o predominante fosse o ser nerd, as pessoas timidas e tudo mais se isso for ser a moda, o que não se ve outras qualidades, e se afunda em opiniões alheias, para se sentirem melhor, e se sentir em situação de destaque, sim pq pessoas assim, geralmente não tem opinião, o chamado maria vai com as outras, se isso fosse assim desde que o mundo é mundo, para nós a terra ainda chata e não redonda e o sol giraria em torno dela.

    e hoje as coisas são como são, exatamente pq é moda, e a moda é algo que sempre mecheu com as pessoas, sempre foi algo futil, e a maneira mais simples de influenciar as cabeças dos pessoais, e influenciando as pessoas a serem sem opinião mas com a sensassão de que são cultas, foi a jogada ideal, pq a moda, as influencias sempre são espalhadas com grandes corporações e governos que são ligados meios de imprensa e comunicação, quemexem com o status das pessoas, ai torna-se facil manipular as pessoas sem que elas se sintam manipuladas.
    hoje temos um bando de pessoas nerds com óculos e sem opinião alguma, a opinião é a que leem nos livros.que falam alguma coisa mas que é só util quando se tem opinião, quando existem questionamentos, e um nerd nunca questiona, todos nós sempre soubemos que os nerds gostam mesmo é de puxar o saco do professor, e se sentem a ultima bolacha do pacote por sempre ter as melhores notas, pq é a unica coisa que resta, e que não passam de de um bando reprimido e limitado,que não ve um palmo a frente da mão nem com o fundo de garrafa.

    magine se não existissem opiniões?
    o questionamento, segundo os livro e as teorias, estariamos como eu disse num mundo chato até hoje e com o sol girando em torno da terra.

    se não tivesse um lá que desafiasse o certo que igrejas e governos falavam a troco da sua opinião, mesmo que ela lhe custasse a vida..

    não foi galileu galilei quem morreu na fogueira, mas ja teve varios problemas com sua teoria.
    mas teve opinião. ir contra moda, costumes e poderes.
    era provalmente um dos rebeldes... assim como eistein, e aquele cabelo desarrumado, nietzsche e aquele bigodão medonho, e que nos deixou uma grande obra sempre questionando grandes nomes.

    ou seja, nerds não chocam, não são chocados, são apenas maquinas, brinquedos de grandes corporações, aprendizes de conservadores incapazes de ir contra os professores concordar com tudo ter o conhecimento e não a inteligencia, e não saber usar o conhecimento por nao ter opinião.

    uma geração inteira agora presa isso, por isso ser moda, é um profundo sinal de estado de calamidade. são pessoas que vão se formar ter boas profissões ter dinheiro que vão gastar e gastar em coisas futeis fazendo o capitalismo girar os grandes com soberania total sobre o que é importante pra cada um, e assim o mundo vai seguindo, e ficando cada vez mais provinciano, conservador, e desigual.

    e gerando um circulo vicioso, de poder e influencia, uma ditadura...

    e não digo nenhum absurdo, essas coisas pegam, é só olhar para a história, enfim, conseguiram dar divindade a jesus, ela não era um homem, a influencia da igreja catolica que permitia matar falando de um proposito, mas defendendo só seus interesses...

    esse episódio do nerd fashion, é só mais uma pagina dessa coisa megalomaniaca.

    uma lavagem cerebral na cabeça de jovens, que vão formulando seu carater em meio da futilidade.

    é a decadencia do mundo.

    ResponderExcluir
  3. É , fazer o que ?

    Mas uma hora isso passa.

    Se até a uva-passa.

    /risos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou nerd e nao sou fashion, e agora?!
    Na verdade eu acho que agora as pessoas estao reconhecendo a importancia de alguns habitos tipicamente 'nerdianos' e popularizando-os para fins morais. Afinal qual mae nao gostaria que seu filho tomasse jeito e fosse estudar realmente?!Ta, tem todo o lance social que tbm eh importante, mas nada que um bom boletim nao resolva. A questao eh que as pessoas diferenciam muito uma pessoa cool de uma nerd quando ambas podem estar concentradas numa mesma pessoa. Eu, por exemplo, me considero cool e nerd ao mesmo tempo. Ate pq eu sempre associei o nerd a uma pessoa responsavel, estudiosa e com valores eticos, alem do rpg nas horas vagas. Entao eu busco esse conflito em mim, que embora extrovertida e bastante sociavel nao largo a revistinha de sudoku por nada nesse mundo. E sim...eu pego meu livro pra ler quando chego da boite dependendo, obviamente, do nivel alcoolico. Essas coisas sao qualidades que independem do estereotipo da tribo...e sim, existem as pessoas que transitam bem entre esses 2 campos como acredito ser seu caso dolleta!
    enfim, gostei de saber que voce voltou a escrever e bem!!estou sem acento mas adorando essa vida de escrever tbm!!Parabens pela critica...belo texto!

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha escrito um lindo e inteligente comentário.. enorme...mas a por@#$%... do tio blogs deu erro..e sumiu com meu texto...:¬¬'


    Mas enfim..Parabens, seu texto esta super 10 quando eu crescer quero ser igual a vc!!!!

    ResponderExcluir