terça-feira, 12 de maio de 2009

SMALLVÉIO – AS AVENTURAS DO SUPER AVÔ

Logo de início vou deixar claro que sou um grande fã da série e que essa postagem não tem por fim falar mal da mesma, mas sim criticar a forma com que ela vem sendo tratada pelos produtores.

Recentes rumores indicavam que o ator Tom Welling (que vive o papel de Clark Kent na série) teria assinado contrato não só para a nona temporada da série, mas também para uma décima temporada. Tais rumores foram confirmados há alguns dias em uma entrevista concedida pela atriz Alisson Mac (personagem Chloe), que pode ser conferida em www.kryptonsite.com.

Voltando um pouco no tempo, quando a série estreou, seu objetivo era narrar o crescimento do adolescente Clark Kent, suas aventuras como “Superboy” e finalmente sua transformação no ícone “Superman”. Até aí tudo bem. A série seguia uma fórmula batida, mas cativante, com finais de temporada épicos, enquanto mostrava o personagem principal descobrindo pouco a pouco suas origens e poderes, ao passo que seu relacionamento com o futuro arqui-inimigo ia sendo trabalhado.

Com o tempo, a série foi ficando mais complexa, mais bem trabalhada, enquanto outros personagens do universo dos quadrinhos eram incorporados à história.

Tudo perfeito até então. O plano inicial estabelecia que a série duraria oito temporadas, que englobariam o “Superboy” durante seus anos do colégio, passando pela faculdade, e finalmente iniciando sua carreira como repórter do “Planeta Diário” tornando-se assim o “Superman”. E assim foi...quase.

Depois de 5, 6, temporadas, ele ainda não sabia voar. Veio a sétima temporada, que todos pensavam ser a penúltima. E nada de voar. Veio a oitava (que acreditava-se seria a última etapa da vida de Clark Kent como “Superboy”), e o vôo (um dos poderes mais característicos do personagem) nada. Para piorar houve ainda a saída do ator Michael Rosembaum, que vivia o vilão Lex Luthor, além da repetição da veeeelha formula (até 8 temporadas vá lá, levando em conta que a oitava terminaria a etapa de aprendizado do herói, e marcaria o surgimento do ícone).

A temporada atual termina essa semana lá fora, e já foram anunciadas mais duas! E NADA do indivíduo se tornar o “Homem de Aço”. Ele já enfrentou uma gama de vilões dos quadrinhos, já conheceu a “Supergirl”, já está trocando flertes com Lois Lane, mas ainda não voa.

O ator que vive o personagem já conta com seus 32 anos de idade (embora o personagem, na série, esteja no começo da casa dos 20). E acabamos de ficar sabendo que ainda vão levar mais 2 temporadas (mais dois anos) até que ele se torne o “Superman” (isso se não inventarem 11, 12, 13 temporadas, o que eu não duvidaria).

Nesse ritmo vamos ter um Clark Kent de cabelos brancos, ainda como “Superboy” (vai parecer Malhação, a novela da Globo, onde atores de 20 e poucos anos fazem papel de adolescentes de 15 no colegial).

Como eu disse no início, sou um grande fã da série, mas acho que já passou da hora das coisas andarem. Tudo bem, a série pode fazer um enorme sucesso, e claro, a emissora quer manter seu carro chefe. Mas é preferível uma série chegar ao fim no topo, deixando saudade nos fãs, e ter um final bem feito, na hora certa, do que acabar abruptamente porque perdeu a audiência, recebendo um final “meia boca” (se tiver a sorte de não ser cortada do nada, que é o que mais acontece), e ainda sendo lembrada como “a série que era legal nas 5 primeiras temporadas, mas que depois virou uma porcaria e acabou sendo cancelada por ninguém agüentar mais”.

Se ao menos criassem um “spin off”, talvez uma série da Liga da Justiça, ou uma série do Superman, pelo menos mostrariam uma evolução do personagem. Mas enrolar 10 anos com esse negócio de “Superboy” (que de garoto já não tem mais nada) é jogar o potencial do personagem no lixo aos poucos.

Assim disse a genial insanidade.

2 comentários:

  1. Bom.... mas galinhas também não voam.

    ResponderExcluir
  2. Midia que consome, esmaga e destrói até mesmo seus mais belos frutos.
    É o mundo capitalista! Obaaaaaa \o/

    ResponderExcluir