quarta-feira, 6 de maio de 2009

O FANTÁSTICO CASO DA ESTUPIDEZ HUMANA

Para abrir o blog com chave de ouro, vou comentar sobre um assunto que vivenciei bem de perto nos últimos dias. Trata-se da “clonagem” de sites, o chamado “phishing”. E é claro que, como o título denuncia, irei vincular tal prática à estupidez do ser humano (e cá entre nós ser humano estúpido é o que não falta no mundo).

Pois bem, vamos ao que interessa. A prática mencionada acima consiste na clonagem de sites por certos indivíduos, especialmente sites de bancos, fazendo com que os usuários, ao buscar acessar os sites verdadeiros, acabem sem perceber sendo dirigidos aos sites falsos, e neles venham a fornecer suas senhas, entre outros dados. Em seguida a mente “inteligente” por trás disso tudo acessa os dados da vítima e realiza compras, transferências, etc., em seu nome ou em nome de terceiros.

Agora vamos pensar (já que eu e vocês, meus leitores, temos uma inteligência acima da média):

Para se clonar um site de uma instituição financeira é necessário um certo conhecimento de programação e webdesign. Muitos indivíduos estudam (e muito) para obter tal conhecimento, e depois que o obtém costumam cobrar caro para desenvolver um site desses para seus clientes (muitos deles, grandes empresas). Esses profissionais criam sites de forma lícita por dinheiro. Ou seja, é um trabalho honesto, que não prejudica terceiros. Em ouras palavras: não é CRIME.

Vamos estudar agora o comportamento dos indivíduos que possuem o mesmo tipo de conhecimento para clonar sites, roubando dados e dinheiro de indivíduos que trabalham duro para conseguir juntar alguma coisa. Esses criminosos utilizam-se do mesmo tipo de conhecimento (também obtido através de estudo e dedicação) e esforço, porém voltados para um único objetivo: DINHEIRO, obtido de forma egoísta, sem qualquer preocupação com as vidas de suas vítimas e os problemas que poderão lhes causar.

Coloquemos então os dois lados na balança. O primeiro utiliza seus conhecimentos em prol do sucesso material. E o segundo....TAMBÉM.

Pode parecer estúpido e É! Pensem, se você vai ter o MESMO trabalho, porque não ganhar dinheiro de forma lícita, sem prejudicar a vida de quem se esforça dia a dia, ao invés de realizar o mesmo esforço para obter dinheiro de forma ilícita, prejudicar que não tem nada a ver com seu maldito egoísmo e ainda correr o risco de cedo ou tarde se dar mal com a lei. Bons programadores não ganham pouco, e ainda não tem que se preocupar em “ir em cana” daqui a um ano ou dois. Eles tem a vida toda para ganhar seu dinheiro fazendo aquilo em que são bons.

E aí resta apenas a pergunta óbvia: Mas se é assim, por que tem gente que escolhe cometer tais crimes? E a resposta é: PORQUE ESTE É UM FANTÁSTICO CASO DE ESTUPIDEZ HUMANA!

Mas não pense que para por aí. Assim como a imaginação, a estupidez humana não conhece fronteiras e vez por outra retornaremos para relatar novos aspectos de sua manifestação!

E claro, como não poderia deixar de ser, o Sr. Batata espera ansiosamente pelo Papai Noel, para que este lhe traga um martelo e algumas lâminas....por que? Ora...porque ele gosta de martelos e lâminas....de forma alguma ele pensaria em martelar os dedos, cortar a língua e as pernas de pessoas que fazem esse tipo de coisa relacionada aos sites bancários, e mergulhá-los em uma existência longa de dor e sofrimento. O Sr. Batata é totalmente contra violência.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, Sr Batata. Talvez tantas coisas deste tipo aconteçam pq a maioria dos seres humanos dediquem-se a aproveitar oportunidades em que possam ganhar qualquer coisa, digo QUALQUER COISA MESMO, de uma forma que julguem mais rápida, ou fácil, ou simples. É a vida humana menos evoluída. Infelizmente ainda teremos que esperar algumas gerações para que esta espécie se auto destrua...

    ResponderExcluir
  2. Porque o ser humano é preguiçoso, ganancioso e folgado.
    Escolhe sempre o que for mais rápido, fácil e vantajoso pra si.
    Sad, but true.

    ResponderExcluir